A Toyota, uma marca renomada por suas picapes, incluindo a mundialmente famosa Hilux, bem como os modelos Tacoma e Tundra, agora busca explorar um novo território no mercado de picapes. Este território é o das picapes intermediárias com construção monobloco. As especulações do ano anterior se confirmaram com a revelação do conceito EPU, alguns dias antes do Salão de Tóquio.
Vamos entender um pouco mais sobre o que isso significa. Picapes com construção monobloco, como a Fiat Toro, o Ford Maverick e o Hyundai Santa Cruz, são construídas de forma semelhante a carros de passeio, proporcionando um nível de conforto notável. Em contrapartida, os modelos com carroceria sobre chassi são conhecidos por sua capacidade de lidar com cargas pesadas no trabalho árduo, como a própria Hilux, a Ford F-150 e a Mitsubishi L200.
O mercado de picapes monobloco tem ganhado força globalmente, com modelos como a Maverick e propostas intrigantes da Hyundai, Chevrolet, Fiat e Ram. Observando esse cenário, a Toyota antecipou suas novidades para o Salão de Tóquio e apresentou um conceito de picape intermediária monobloco.
A revolução do conceito EPU é que ele representa uma picape elétrica, algo ainda inédito no segmento. Aproveitando-se das vantagens de conjuntos mecânicos mais compactos, a Toyota criou uma caminhonete que oferece um surpreendente espaço interno. Com 5,07 metros de comprimento, apenas 5 cm a mais que o Ford Maverick, a Toyota EPU ostenta impressionantes 3,35 metros de entre-eixos, superando em 8 cm a nova Ford Ranger, considerada uma picape de tamanho médio.
Embora poucos detalhes técnicos tenham sido divulgados, esse movimento da Toyota é uma afirmação clara de seu compromisso com a inovação e a exploração de novas possibilidades no mundo das picapes.
Quanto ao design, a EPU oferece uma visão futurista e distinta. Com uma coluna A inclinada, lembrando o estilo da Tesla Cybertruck, suas linhas gerais são mais arredondadas. Os faróis estão incorporados em uma moldura que percorre toda a frente. Em vez do logotipo, a Toyota escolheu exibir seu nome por extenso.
A lateral se destaca pela porta traseira com uma linha ascendente acentuada na metade da peça. A parte traseira é notável pela abertura da caçamba para a cabine e pela tampa do compartimento que se abre em dois estágios, permitindo o transporte de cargas mais longas. As lanternas, assim como os faróis, são formadas por uma única moldura de plástico.
No interior, o conceito EPU abraça um estilo igualmente futurista com bancos lisos, um volante não convencional e um painel com recortes distintos. O quadro de instrumentos digital e a central multimídia são separados por um pequeno conjunto de botões, evocando uma sensação de nostalgia com um toque de modernidade.
A Toyota provavelmente revelará mais informações sobre a EPU durante o Salão de Tóquio. Se esse conceito se tornar realidade, há boas chances de que a Toyota conquiste o mesmo sucesso que obteve com seus outros modelos de picapes.
Portanto, fique ligado para mais atualizações sobre essa empolgante incursão da Toyota no mundo das picapes elétricas.