Um dos lançamentos automobilísticos mais aguardados do ano é o Renault Kardian, o SUV compacto que promete enfrentar a concorrência representada pelo Fiat Pulse e VW Nivus. A Renault apresentou este novo veículo na quarta-feira (25), visando uma mudança significativa na sua posição no mercado brasileiro.
Com planos de início de produção em janeiro de 2024 e estreando a plataforma CMF-B no Brasil, o Kardian deve chegar às concessionárias dois meses depois, em março. A montadora ainda reserva parte das informações sobre esse novo SUV para o próximo ano, incluindo dados sobre consumo, desempenho, preços e versões.
Quanto aos preços, é provável que o Kardian se posicione de forma semelhante ao Fiat Pulse, que atualmente é vendido na faixa de R$ 102 mil a R$ 134 mil. No entanto, não deve atingir o patamar do VW Nivus, que possui valores a partir de R$ 148 mil.
Embora a concorrência esteja na mira da Renault, especialmente em relação às dimensões dos veículos, o Kardian se destaca em certos aspectos. Com dimensões que o colocam entre o Pulse e o Nivus, a vantagem do Kardian reside na sua generosa distância entre-eixos.
No que diz respeito ao espaço do porta-malas, o Kardian mais uma vez supera o Fiat Pulse, oferecendo uma capacidade de 358 litros em VDA (padrão internacional de medição). Medido em litros de água, que é a medida divulgada pela Stellantis, o Kardian apresenta 410 litros em comparação aos 370 litros do Pulse. Quanto ao Nivus, ele oferece 415 litros em VDA, mas não divulga dados em outra unidade de medida.
Sob o capô, o Kardian é equipado com um motor 1.0 turbo flex, com potência de até 125 cv e torque de 22,4 kgfm quando abastecido com etanol (dados de consumo com gasolina ainda não foram divulgados). Embora não seja o mais potente em sua classe, o Kardian oferece um torque superior.
A transmissão é uma embreagem dupla, ou seja, um câmbio automático de dupla embreagem com seis marchas banhado a óleo. Em comparação com os concorrentes, o Pulse utiliza um câmbio automático do tipo CVT, enquanto o Nivus possui uma transmissão automática convencional de seis marchas. A expectativa é de que, com essa configuração, o Kardian entregue números de consumo e desempenho superiores aos de seus rivais.
O Renault Kardian impressiona com seu design diferenciado e arrojado, apresentando linhas frontais que o fazem parecer maior do que realmente é. O conjunto de iluminação é dividido em duas partes, com destaque para o DRL alinhado ao capô e os faróis posicionados no para-choque. Além disso, o Kardian será o primeiro veículo nacional a ostentar o novo emblema da Renault.
Até o momento, foi apresentada a versão Premiere Edition do Kardian, que oferece um visual com carroceria de duas cores, teto preto e rodas de 17 polegadas. A parte traseira do veículo conta com lanternas divididas, com a assinatura “Kardian” na tampa do porta-malas, além de linhas marcantes.
No interior, o Kardian oferece bancos revestidos em couro sintético e tecido, juntamente com uma faixa horizontal de couro no painel. A tela de instrumentos digital de 7 polegadas e a central multimídia de 8 polegadas são itens de série em todas as versões, com suporte para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o SUV possui ar-condicionado automático e digital.
O console central elevado proporciona uma experiência ergonômica aprimorada e oferece dois porta-copos, freio de estacionamento eletrônico, porta-objetos central e uma alavanca de câmbio no estilo joystick.
Embora tenha sido bem projetado, o Kardian não oferece saídas de ar-condicionado na segunda fileira de bancos, uma característica que o VW Nivus possui. No entanto, o veículo compensa com duas portas USB para carregamento lento, um porta-objetos central e um amplo espaço interno que supera seus concorrentes.
Em relação à segurança e aos equipamentos, o Kardian oferece um pacote abrangente que inclui alerta de ponto cego, câmera multivisão, controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e um total de seis airbags. Resta saber quais versões contarão com esse pacote de assistências de condução e segurança, e se ele estará disponível como opcional nas versões de entrada.
À medida que a Renault revelar mais informações sobre o Kardian, estaremos atentos para compartilhar todos os detalhes sobre este novo SUV compacto que promete agitar o mercado brasileiro. Este é, sem dúvida, um lançamento que merece destaque e atenção.