A Renault lançou o Renault Megane E-Tech no Brasil recentemente, e agora é a vez de outro veículo elétrico da fabricante, o Kangoo E-Tech. Este modelo elétrico chega ao mercado nacional com um preço de R$ 259.990 para competir com seu concorrente, o BYD eT3. Substituindo o antigo Z.E, que estava disponível por R$ 210 mil, o novo Kangoo E-Tech traz uma mudança significativa em sua potência, que saltou de 60 cv para 120 cv, um aumento notável. Além disso, apresenta um torque de 25 kgfm.
O Kangoo E-Tech está equipado com uma nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes. Com essa atualização, o veículo elétrico comercial oferece uma autonomia de 210 km, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiqueta Veicular (PBEV). Em cenários urbanos, o alcance pode atingir até 329 km, enquanto em situações combinadas, o alcance é estimado em 300 km, de acordo com o Inmetro.
O Kangoo E-Tech tem uma capacidade de carga de até 800 kg, uma melhoria notável em relação à geração anterior. Este aumento é atribuído ao novo espaço de armazenamento, que oferece dimensões de 2,2 metros de comprimento, 1,5 m de largura e 1,3 m de altura.
Para recarregar a bateria, o Kangoo E-Tech disponibiliza várias opções de carregamento, com tempos de carga (de 15% a 80%) variando conforme a opção escolhida:
A bateria do Kangoo E-Tech leva aproximadamente 2h40 para atingir de 15% a 80% de carga quando conectada a uma wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma wallbox de 7,4 kW. Além disso, o modelo pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT de 220 volts, usando um carregador portátil vendido separadamente, embora os detalhes específicos dessa opção não tenham sido revelados pela Renault.
O Kangoo E-Tech é oferecido com uma série de recursos de segurança e conforto, incluindo quatro airbags, um quadro de instrumentos com tela TFT colorida de 4,2 polegadas, uma central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sensor e câmera de estacionamento, ar-condicionado automático, volante com ajuste de altura e profundidade, monitoramento de pressão dos pneus, regulagem elétrica de altura dos faróis, sensor de chuva e luminosidade, controle de tração e estabilidade (ESP) e assistência de partida em rampas (HSA).
Segundo a Renault, o principal concorrente do Kangoo E-Tech é o BYD eT3, que possui um preço equivalente. O veículo chinês é equipado com uma bateria de 44,9 kWh e uma autonomia de até 170 km com uma única carga, conforme o PBEV, oferecendo um alcance ligeiramente menor em comparação ao Kangoo E-Tech. O eT3 também apresenta menos potência e torque, com 109 cv e 18,3 kgfm. No entanto, possui uma capacidade de carga superior, de 808 kg.