A indústria automobilística é dinâmica, e nomes famosos muitas vezes encontram novos significados ao longo das décadas. O Mitsubishi Eclipse, por exemplo, deixou de ser um sinônimo de cupê esportivo para se transformar em um confortável SUV. A Ford também se arriscou ao reviver a Maverick como uma picape e, surpreendentemente, batizou o seu primeiro SUV elétrico com o nome icônico Mustang.
O Ford Mustang Mach-E, agora disponível no Brasil por R$ 486 mil na versão GT Performance, gera debates sobre se é apropriado associar o nome “Mustang” a um SUV elétrico. No entanto, a Ford e o público norte-americano abraçaram essa ideia, tornando o Mach-E o segundo SUV elétrico mais vendido nos Estados Unidos, atrás apenas do Tesla Model Y.
A principal justificativa da Ford para usar o nome “Mustang” no Mach-E são os números impressionantes. A versão disponível no Brasil é a mais potente de todas, com dois motores elétricos que geram 487 cv de potência e 84 kgfm de torque. Com essa força, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, tornando-se o veículo mais rápido já produzido pela Ford no Brasil.
Comparando-o ao Mustang Mach 1 com motor V8 5.0, o Mach-E não apenas supera em potência, mas também em desempenho, sendo 0,6 segundos mais rápido na arrancada até 100 km/h, cumprindo-a em 4,3 segundos. Além disso, o SUV elétrico tem um preço mais acessível e acomoda confortavelmente quatro pessoas.
A justificativa da Ford para nomear o Mach-E de Mustang também se estende ao seu design. O visual do SUV é inegavelmente inspirado no icônico Mustang. O capô possui vincos marcantes e o comprimento, que poderia acomodar um motor V8, foi utilizado para criar um porta-malas frontal de 139 litros. Os faróis de LED estreitos e inclinados na dianteira conferem ao Mach-E uma aparência agressiva e fazem referência clara ao cupê Mustang.
O SUV não possui maçanetas laterais, e as portas são abertas por botões. Essa escolha não apenas tem um apelo estético, mas também contribui para a aerodinâmica. Com uma carroceria mais alta, foi possível instalar rodas maiores de 20 polegadas, uma a mais que o muscle car.
No quesito recarga, o plugue do carregador tipo 2, padrão europeu comum, está localizado acima da roda dianteira esquerda. A traseira apresenta lanternas de LED divididas em três blocos, como no Mustang V8, com uma capacidade volumétrica de porta-malas de 541 litros. A Ford conseguiu transformar um SUV em um autêntico Mustang.
No interior, o foco na esportividade cede espaço à praticidade. Os materiais são de boa qualidade, com partes superiores do painel e das portas revestidas de material macio ao toque, enquanto o restante é de plástico de qualidade. A enorme tela vertical de 15,5 polegadas para a central multimídia chama a atenção, com uma interface prática da Ford e suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
O Mach-E oferece um quadro de instrumentos com 10,2 polegadas e três modos de customização de tela. Quanto às dimensões, o SUV possui 4,71 metros de comprimento, 1,88 metros de largura, 1,59 metros de altura e uma distância entre-eixos de 2,98 metros. O Mach-E oferece um espaço interno bem aproveitado, especialmente nas fileiras traseiras, garantindo conforto para as pernas, embora o caimento da coluna C limite o espaço para a cabeça.
O Mustang Mach-E é repleto de itens de conforto e segurança, incluindo bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos. O SUV oferece nove airbags, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, câmera com visão de 360 graus, um sistema de áudio com nove alto-falantes, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Apesar das inúmeras características, vale mencionar que um recurso interessante, o Blue Cruise, que permite mudanças de faixa de forma automática em condições seguras, não estará disponível no Mach-E brasileiro devido à falta de uma legislação específica.
No que realmente importa, a experiência de dirigir o Mach-E é surpreendente. Um toque no acelerador e você será impulsionado para o banco com uma força incrível. A Ford comparou o desempenho do Mach-E com concorrentes de peso, como o Porsche Taycan, o BMW i4 e o Audi e-tron GT, todos em versões equivalentes, e o SUV norte-americano superou todos em uma arrancada.
O Mach-E também oferece uma autonomia superior, rodando até 379 km com uma única carga, de acordo com o Inmetro. A tração integral, a distribuição de força equitativa e o centro de gravidade baixo, devido às baterias, fazem com que o SUV pareça mais esportivo do que um SUV típico. Mesmo em curvas, a carroceria rola muito pouco, uma proeza considerável, dada a sua massa de 2.157 kg.
Além disso, a versão GT Performance disponível no Brasil é especialmente empolgante. Com a compra do SUV elétrico, os proprietários também recebem um wallbox portátil de 7 kW para recarga. O tempo de recarga varia de 14 horas de zero a 100% em um cenário doméstico a menos de duas horas em carregadores ultrarrápidos de 50 kW.
Para concluir, o Mustang Mach-E representa uma revolução na identidade do icônico Mustang e no cenário dos carros elétricos. Ele prova que os carros elétricos não precisam ser entediantes e são mais do que apenas o futuro; são o presente. O Mach-E é uma prova viva de que desempenho, estilo e versatilidade podem coexistir harmoniosamente em um SUV elétrico. Este é o tipo de inovação que muda a narrativa do setor automotivo.